INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAMPULA RETOMAM ANO FORMATIVO
Por Elísio João
Todos os cinco Institutos de Formação de Professores na província de Nampula poderão retomar a actividade formativa no dia 27 deste mês.
Reunidos em Sessão Ordinária, ontem, quarta-feira, os Membros do Conselho Executivo Provincial de Nampula, concluíram que não obstante os riscos que os formandos poderão correr em contaminar o Coronavírus, estão criadas todas as condições para evitar a propagação da doença em todos os Institutos.
O Porta-voz daquela que foi a IV Sessão daquele Órgão Executivo Provincial, Leo Jamal, disse que mais de um milhão e seiscentos estudantes de diferentes níveis de ensino ficaram sem puder estudar nos últimos três meses por força da Covid-19 na província de Nampula.
Entretanto, o Presidente da República relaxou algumas medidas, anunciando a retoma faseada de aulas a partir do dia 27 do mês corrente.
Foi nesta perspectiva que os Membros do Conselho Executivo da Província de Nampula sentaram-se a mesma mesa para avaliar o nível de preparação do sector de educação para a retoma das aulas sem que isso constitua muito perigo para a saúde dos estudantes.
Nesta primeira fase de reabertura, serão apenas abrangidas as 12ª classes e formandos dos Institutos de formação de Professores, podendo envolver 15 mil estudantes.
ʺA análise que fizemos nesta sessão é que neste momento, todos os cinco Institutos de Formação de professores desta Província reúnem condições para a retoma da actividade formativaʺ – disse o porta-voz.
No dizer do porta-voz da IV Sessão Ordinária do Conselho Executivo da Província de Nampula, várias equipas estão espalhadas um pouco por toda a província para aferir a realidade no terreno de forma que o processo de ensino e aprendizagem possa iniciar sem muitos riscos de contaminação do novo coronavírus.
Leo Jamal não revelou a localização das 48 escolas Secundárias que ainda não reúnem condições para a retoma das aulas.