INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAMPULA RETOMAM ANO FORMATIVO

INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAMPULA RETOMAM ANO FORMATIVO

Por Elísio João

Todos os cinco Institutos de Formação de Professores na província de Nampula poderão retomar a actividade formativa no dia 27 deste mês.

Reunidos em Sessão Ordinária, ontem, quarta-feira, os Membros do Conselho Executivo Provincial de Nampula, concluíram que não obstante os riscos que os formandos poderão correr em contaminar o Coronavírus, estão criadas todas as condições para evitar a propagação da doença em todos os Institutos.

O Porta-voz daquela que foi a IV Sessão daquele Órgão Executivo Provincial, Leo Jamal, disse que mais de um milhão e seiscentos estudantes de diferentes níveis de ensino ficaram sem puder estudar nos últimos três meses por força da Covid-19 na província de Nampula.

Entretanto, o Presidente da República relaxou algumas medidas, anunciando a retoma faseada de aulas a partir do dia 27 do mês corrente.

Foi nesta perspectiva que os Membros do Conselho Executivo da Província de Nampula sentaram-se a mesma mesa para avaliar o nível de preparação do sector de educação para a retoma das aulas sem que isso constitua muito perigo para a saúde dos estudantes.

Nesta primeira fase de reabertura, serão apenas abrangidas as 12ª classes e formandos dos Institutos de formação de Professores, podendo envolver 15 mil estudantes.

ʺA análise que fizemos nesta sessão é que neste momento, todos os cinco Institutos de Formação de professores desta Província reúnem condições para a retoma da actividade formativaʺ – disse o porta-voz.

No dizer do porta-voz da IV Sessão Ordinária do Conselho Executivo da Província de Nampula, várias equipas estão espalhadas um pouco por toda a província para aferir a realidade no terreno de forma que o processo de ensino e aprendizagem possa iniciar sem muitos riscos de contaminação do novo coronavírus.

Leo Jamal não revelou a localização das 48 escolas Secundárias que ainda não reúnem condições para a retoma das aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *