JOVENS ABRAÇAM LAVAGEM DE VIATURAS E MOTORIZADAS PARA SUSTENTO FAMILIAR

JOVENS ABRAÇAM LAVAGEM DE VIATURAS E MOTORIZADAS PARA SUSTENTO FAMILIAR

Por Cremildo Alexandre

Número considerável de jovens, na sua maioria órfãos de pais, prestam serviços de lavagem de viaturas e motorizadas na rua da França, bairro de Carrupeia, cidade de Nampula como forma de garantirem a sustentabilidade de suas famílias.

Pese embora a crise por conta da propagação da pandemia da covid-19, segundo as nossas fontes, os trabalhos decorrem sem sobressaltos.

A maior preocupação destes, é a proibição de lavagem naquele local pelo Conselho Municipal, dai imploram o mesmo que disponha um local adequado para a prática das suas actividades.

“Muitas vezes aparece a policia Municipal a proibir-nos lavar carros aqui na rua mas nos não temos outra alternativa para sustentar as nossas famílias. Seria bom se organizassem um espaço para fazermos este trabalho que nos garante comprar pão” – disse um jovem que nos confidenciou de que nunca trabalhou numa empresa e que sempre se sustenta com o trabalho de ʺpolirʺ carros ou motorizadas.

A lavagem de carros nas ruas tornou-se numa das actividades rentáveis nos últimos anos, na cidade de Nampula.

A Rua da França é apenas um exemplo de tantas outras, onde os jovens, do sexo masculino, ganham o pão com a lavagem de viaturas e motorizadas, não obstante a proibição dessa actividade pelo Conselho Autárquico.

Outrora, essa actividade era praticada por estudantes finalistas que procuravam fundos para sustentarem a festa de encerramento do ano, que apelidavam de Baile de finalistas.

De lá para cá a actividade tornou-se mais atractiva para os jovens que vivendo com seus dependentes, não dispõem de emprego oficial remunerável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *