JOVENS NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR

JOVENS NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR

Por Elísio João

O Arcebispo de Nampula dom Inácio Saure pediu aos Jovens a construírem um mundo cada vez mais melhor.

Falando no Domingo de ramos, que marcou o inicio da semana Santa, Dom Inácio Saure recordou que os jovens estão em todo lado a procurarem construir um mundo melhor, mas que nos últimos dias são ameaçados com o Covid-19, sendo por isso um momento de grandes desafios.

A igreja católica celebra em cada domingo de ramos, o dia mundial da Juventude, por isso, dirigindo-se aos jovens, na sua homilia, Dom Inácio, baseando-se no lema deste ano, – “Jovem eu te digo- Levanta-te”, sublinhou a necessidade de os jovens se levantarem e caminharem juntos como igreja.

Lamentou pelo facto de os jovens que tentam lutar para sua sobrevivência, estarem limitados, devido a pandemia do Coronavírus.

Deu o exemplo dos operadores de Táxi mota, que não podem fazer essa actividade para evitarem morrer de Coronavírus, mas com risco de morrerem daquilo que ele chamou de Corona-Fome.

ʺEstamos a ver os jovens que praticam a actividade de Taxi Mota mas que devem deixar para evitarem contaminar o Coronavirus, mas correndo o risco de morrerem decorona-Fome.ʺ disse Dom Inacio defendendo que não há maneira de evitarmos a morte.

Na óptica do Arcebispo de Nampula, o Cristão deve ver e sentir o sofrimento do seu irmão.

Dom Inácio Saure explicou que este ano, a páscoa será de forma diferente, sem aglomeração dos fiéis no mesmo lugar.

ʺOs ramos em nossas casas, seja o sinal de uma verdadeira semana Santa, nas familiasʺ.

Enquanto isso, o seu auxiliar, Dom Ernesto Maguengue, exortou as comunidades cristas a respeitarem as orientações emanadas pelas autoridades governamentais.

Aos jovens, pediu para que preparem o seu futuro, para serem bom pai, boa mãe, bom politico ou bom sacerdote e servirem melhor a humanidade e viverem intensamente.

Tudo deve ser bem preparado– observou Dom Ernesto Maguengue, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nampula, na sua homilia no domingo de Ramos, que marcou o inicio da semana santa, que culmina com a Ressureição de Jesus Cristo, no próximo domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *