MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS  COM SIDA EM MOÇAMBIQUE

MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS  COM SIDA EM MOÇAMBIQUE

Por Elísio João

O Presidente da República de Moçambique enalteceu o contributo dos Estados Unidos de América no Combate ao HIV/Sida no País.

Filipe Nyusi que falava em Nampula por ocasião do dia mundial de luta contra o SIDA, recordou que os Estados Unidos de América, através do seu programa denominado TOTAL, disponibilizou para Moçambique, de Outubro de 2018 a Setembro deste ano, 320 milhões de dólares Americanos para apoio na compra de medicamentos e reagentes.

Nos últimos dois anos, segundo Filipe Nyusi, o volume em dinheiro disponibilizado à Moçambique por vários parceiros, e gastos para a área de HIV, é de 400 milhões de dólares, grande parte deste valor veio do governo Americano.

“Assim, exortamos a toda população moçambicana para avançarmos juntos e garantir que todas as crianças  nasçam livres do HIV e todos os jovens e adultos cresçam e permaneçam livres do HIV e que o tratamento se torne mais acessível para que todos fiquemos livres da doença”.

Disse Filipe Nyusi que acrescenta “Temos que ter a consciência de que a epidemia ainda não está controlada, mas, pode ser, se adaptarmos a nossa resposta às necessidades reais e individuais em determinado momento”.

Nyusi garantiu que o seu executivo vai continuar a mobilizar recursos para prevenção da epidemia, mas, recordou, “as comunidades fazem diferença da resposta Nacional ao HIV/SIDA”.

Filipe Nyusi agradeceu igualmente as várias agências do governo Americano, com destaque para a UNISIDA, a OMS, FNUAP, UNICEF, PNUD e a OIT, que também forneceram apoio técnico e financeiro ao nosso país para diferentes áreas, com maior enfoque para a luta contra a chamada doença do seculo.

Recorde-se que no nosso país, mais de Um Milhão de pessoas vivem com o vírus de HIV.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *