MENOR DE 15 ANOS ESCAPA VIOLAÇÃO EM MUATALA
Por Júlio Assane
Uma menor de 15 anos de idade escapou de uma violação no bairro de Muatala na cidade de Nampula.
O caso deu-se na última quarta-feira, dentro do mercado 25 de Junho, onde a menor, que responde por Carlota Eugénio Alves, foi amarrada por dez rapazes, um deles de 23 anos de idade.
Carlota Alves conta que escapou graças a intervenção de alguém que passando no local, deu-se conta dos seus gritos.
A mãe da menor, Nelsina Agostinho, falando em macua, disse o que passamos a citar: “eu mandei minha filha recolher pratos que estavam com os meus clientes, e depois eles agarraram-na, levaram para uma lixeira onde lhe amarraram os braços, e de seguida a despiram. Munidos de uma arma branca ameaçaram-na dizendo que caso gritasse mais uma vez, matavam a ela e sua mãe”.
Um dos menores ouvidos pelos jornalistas disse que para praticar a acção, na companhia de seus amigos, foram prometidos 50 Meticais com um senhor adulto, caso trouxesse a menina até o local onde iria-se consumar o acto.
Por outro lado o mandante do crime que também está a contas com a polícia, nega a acusação que recai sobre si, e diz que não sabe por que está preso.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique, em Nampula, Zacarias Nacute, fez saber que trata-se de um caso de agressão física contra a menor, que envolve dez adolescentes, tendo sido neutralizados quatro, um deles é adulto.
Zacarias Nacute voltou a apelar a população da Província de Nampula a não praticar actos de violação sexual e física contra menores, porque é punível por lei.