Minikhwa, em Rapale, produziu quantidades imensuráveis de mandioca seca

A quantidade da Mandioca Seca produzida na zona de Minikhwa, localidade de Mutteruwa, distrito de Rapale em Nampula, alegra o líder comunitário local.

Gabriel Viegas líder comunitário da aldeia de Minikhuwa frisou falando aos nossos microfones que a produção de  mandioca seca declara fome zero naquela região.

A fonte sublinhou que de entre vários produtos naquela zona, destaca-se a mandioca seca por ser de bandeira e a principal fonte de sustentabilidade.

 Segundo suas palavras, este ano não existe cliente com capacidade de  comprar aquele produto em Minikhua.

A população produziu muita mandioca seca este ano  e estamos satisfeitos. Estamos a pensar que teremos falta de compradores desse produto, por causa das quantidades que conseguimos produzir – disse com rosto de satisfação o líder Viegas.

Num outro desenvolvimento Gabriel Viegas lamentou que o que põe em risco a saúde daquela comunidade  é a falta de água  potável, que para ele constitui uma das grandes preocupações  para as suas vidas, porque ali não existe nenhuma fontenária próxima.A distancia entre a vila sede do distrito de Rapale e a Comunidade de Minikhua  é de aproximadamente 8 quilómetros, sendo dai necessário a implantação de algumas infraestruturas básicas, com destaque para fontenarios.

Malito João

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *