A quantidade da Mandioca Seca produzida na zona de Minikhwa, localidade de Mutteruwa, distrito de Rapale em Nampula, alegra o líder comunitário local.
Gabriel Viegas líder comunitário da aldeia de Minikhuwa frisou falando aos nossos microfones que a produção de mandioca seca declara fome zero naquela região.
A fonte sublinhou que de entre vários produtos naquela zona, destaca-se a mandioca seca por ser de bandeira e a principal fonte de sustentabilidade.
Segundo suas palavras, este ano não existe cliente com capacidade de comprar aquele produto em Minikhua.
A população produziu muita mandioca seca este ano e estamos satisfeitos. Estamos a pensar que teremos falta de compradores desse produto, por causa das quantidades que conseguimos produzir – disse com rosto de satisfação o líder Viegas.
Num outro desenvolvimento Gabriel Viegas lamentou que o que põe em risco a saúde daquela comunidade é a falta de água potável, que para ele constitui uma das grandes preocupações para as suas vidas, porque ali não existe nenhuma fontenária próxima.A distancia entre a vila sede do distrito de Rapale e a Comunidade de Minikhua é de aproximadamente 8 quilómetros, sendo dai necessário a implantação de algumas infraestruturas básicas, com destaque para fontenarios.
Malito João