Munícipes de Nampula homenageiam Mahamudo Amurane

Por Elísio João
Na cidade de Nampula, para além da deposição de flores na praça dos heróis moçambicanos, alguns munícipes foram homenagear, na sua campa, o antigo Presidente deste Município, Mahamudo Amurane, morto no dia 04 de Outubro de 2017, por balas assassinas cujo atirador ainda não é conhecido.
Para esse grupo de Munícipes, o 04 de Outubro mudou do seu significado a partir daquele ano em que foi morto Mahamudo Amurane, homem que para eles, queria mostrar uma gestão municipal genuína.
Lúcia Afonso, cidadã de 71 anos de idade, disse que foi homenagear Mahamudo Amurane porque recorda os feitos dele a quanto presidente do Município da Cidade de Nampula, que o considera homem inocente, morto numa altura em que mostrava ser carismático para esta autarquia.
Outra Munícipe que falou a Rádio Encontro, depois de homenagear Mahamudo Amurane, chama-se Maria Moreno, que trabalhou como vereadora, na governação municipal do Mopoli.
Para Maria Moreno, Mahamudo Amurane deixou um legado que ninguém esquece, porque entrou na vida de cada um dos munícipes.
“No governo de Mahamudo Amurane havia muito convivo politico e a Cidade de Nampula era referência em Moçambique e na Africa Austral” – Recordou Maria Moreno.
As nossas entrevistadas são unanimes em afirmar que é estranho, passarem 3 anos sem que seja conhecido o autor do crime, mas referem que a dor se mistura com a esperança.
“Achamos estranho por não se conhecer, até agora, o autor desse crime” – Lamentaram.
Questionado o Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Província de Nampula, Alberto José Assane, sobre a que passo se encontra o processo relacionado com o assassinato de Mahamudo Amurane, disse o que passamos a citar.
“Esse processo ainda não chegou ao tribunal, e ainda está a ser trabalhado ao nível da procuradoria, e só poderei me pronunciar sobre isso quando tiver entrado no Tribunal” – Fim de citação.
Recordo-vos que Mahamudo Amurane foi assassinato na sua residência particular, no dia 04 de Outubro de 2017, por um indivíduo com recurso a uma arma de fogo.
A partir daquele ano, o dia 04 de Outubro mudou de significado para muitos Munícipes da Cidade de Nampula.

2 Replies to “Munícipes de Nampula homenageiam Mahamudo Amurane”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *