MUNICIPES DE NAMPULA PROPÕEM PRORROGAÇÃO DA VIGÊNCIA DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

MUNICIPES DE NAMPULA PROPÕEM PRORROGAÇÃO DA VIGÊNCIA DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

Por César Rafael

Devido a pandemia da covid 19, o Chefe do Estado moçambicano Filipe Nyusi declarou no passado dia 01 de Abril, o estado de emergência do nível 03 para um período de 30 dias em todo o país.

A medida foi tomada como forma de prevenir o alastramento da doença que já ceifou muitas vidas em todo mundo.

Quando faltam algumas horas para o término dos 30 dias decretados pelo chefe do estado, a Radio Encontro saiu a rua para colher opiniões dos munícipes no sentido de ouvir até que ponto estes 30 dias, contribuíram para evitar a propagação da doença.

Os nossos entrevistados são da opinião que o estado de emergência foi a principal arma que combateu e continua a combater a doença, por via das medidas de prevenção tornadas públicas pelas autoridades competentes. Estes são ainda de opinião que o estado de emergência prolongue por mais dias, visto que o número de infectados tende aumentar nos últimos dias.

“Acho que o país conseguiu controlar a situação durante este tempo e o isolamento social foi o melhor método, por isso valeu a pena a declaração do estado de emergência antes que a situação se agravasse” – disse um dos nossos entrevistados, que acrescenta – “Se fosse possível seria bom que o governo aumentasse os dias de isolamento social, porque ultimamente o país está a registar aumento de casos positivos do Coronavírus”.

Refira-se que o Presidente da Republica ainda não se pronunciou sobre a possível prorrogação ou não do estado de emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *