MÚSICOS DE NAMPULA MARGINALIZADOS PELO EMPRESARIADO LOCAL

Por: Gelácio Rapieque

O problema de falta de apoio e consideração que tem sido motivo de reclamação de muitos músicos de Nampula, foi o tema do workshop cultural, promovido por alguns músicos deste ponto do país que vivem no estrangeiro.
A Rádio Encontro tem divulgado nos últimos dias, várias lamentações dos artistas de Nampula, particularmente de músicos, onde estes queixam-se de um pouco de tudo: falta de carinho, atenção, oportunidades e principalmente a falta de apoio e consideração por parte do governo e do empresariado local. Mas também, há quem reclama de falta de união e colaboração no seio dos artistas.
Estas reclamações, levaram o cantor e compositor Carlos Eduardo, vulgarmente conhecido por C. Duarte, que actualmente reside em Cabo Verde, a promover um workshop participado por músicos, produtores, promotores, Djs e jornalistas, com objectivo de discutir e procurar soluções dos problemas da classe artística em Nampula.
C. Duarte entende que mais do que o governo ou os empresários, a solução dos problemas dos músicos de Nampula pode estar dependente dos próprios artistas, dai a ideia de reuni-los.
Por seu turno, Messias Maricoa, outro moçambicano a residir em Portugal, recorreu a sua história e experiências de vida, para explicar que o amor pelo que faz, a humildade e a atitude, associadas ao trabalho intenso, foco e determinação são a chave do sucesso.
Foi o mesmo foco e determinação que deram sucesso ao Dj Bobo, hoje um dos melhores tocadores da praça.
Sobre a rentabilidade, o líder da Banda Marrove aponta a firmação de parcerias entre os músicos e empresas como a possível saída.
Isso sim, mas também deve haver um órgão que ajude a disciplinar os artistas considera o cantor Wilson Máquina para quem igualmente é necessário que os artistas estejam unidos e colaborem entre si.

One Reply to “MÚSICOS DE NAMPULA MARGINALIZADOS PELO EMPRESARIADO LOCAL”

  1. Defacto é necessário que haja um bom trabalho no seio dos músicos não basta necessáriamente reclamação por falta de apoio enquanto não há um bom empenho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *