NACALA LOGISTICS INVESTE EM PROGRAMAS DE GESTÃO DE RENDA

NACALA LOGISTICS INVESTE EM PROGRAMA DE GESTÃO DE RENDA

Por Elísio João

Mais de 15 mil famílias impactadas pela ferrovia Nacala-Moatize estão a receber apoio multiforme da empresa Nacala logistic, através do programa de gestão de renda.

Deste número, 11 mil famílias são assistidas na área agrícola, sendo que 6 mil e quinhentas encontram-se na Província de Nampula. As outras mais de 4 mil famílias são assistidas em técnicas de produção de aves e gado.

O gerente do grupo de relacionamento com a Comunidade da empresa Nacala Logistics, Celso Mutatiua, que esta quinta-feira visitou alguns produtores de hortícolas no distrito de Mecubúri, disse que as 6 mil e quinhentas famílias na Província de Nampula, recebem insumos agrícolas e assistência técnica.

Segundo a fonte, estão a ser aplicados nesta actividade, 10 milhões de dólares, cerca de 680 milhões de meticais.

“Temos programas também virados para a avicultura em regiões semi áridas e capacitação para criação de postos de trabalho nas comunidades” – disse Celso Mutatiua que deu o exemplo de promoção de cursos de Electricidade, Construção Civil e Culinária.

“Nós estamos a investir ao nível do corredor, nos 912 quilómetros, desde Moatize até Nacala-à-Velha, um pouco mais de 10 milhões de dólares, e para o ano teremos um estudo de monitoria e avaliação do bem-estar social das famílias” referiu a nossa fonte esclarecendo que em caso de se notar que há um crescimento socioeconómico do grupo alvo, poderá ser reduzido o investimento que está a ser alocado pela Nacala Logistics.

Os beneficiários fazem avaliação positiva do nível de vida que levam, com a assistência da Empresa Nacala Logistics.

Bernaro Cassiano, um dos beneficiários, disse que durante três anos, ganhou muita experiência na produção de hortícolas.

“Já comecei a melhorar a minha vida porque consegui cobrir a minha casa de chapas de zinco” e acrescentando disse que o seu sonho é aumentar a sua área de cultivo e garantir o estudo dos filhos.

Uma parte dos produtores de hortícolas na Província de Nampula está a ter apoio técnico da OLIPA, uma organização que firmou uma parceiria com a empresa Nacala Logistics.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *