NACAROA SERÁ EPICENTRO DA ABERTURA DO ANO LECTIVO 2020
Por Júlio Assane
Sete milhões de meticais do fundo do Estado, foram usados para construção de uma infra-estrutura escolar no Posto Administrativo de Sauasaua, no Distrito de Nacaroa na província de Nampula.
A infra-estrutura escolar do Nível Secundário é constituída de dois blocos com seis salas de aula, uma residência, seis sanitários.
A Informação foi tornada pública pela Administradora do Distrito de Nacaroa Joaquina Charles, que garantiu terem sido criadas condições para que a abertura oficial do ano lectivo dois mil e vinte, ao nível do distrito, aconteça naquele novo recinto escolar.
A cerimónia de abertura do ano lectivo, no dizer de Joaquina Charles, servirá igualmente para a inauguração dessa infra-estrutura.
Joaquina Charles fez saber que no presente ano lectivo, o distrito de Nacaroa matriculou da primeira a décima secunda classes, 45 mil alunos, o que significa um aumento em 5% comparativamente ao ano passado.
A nossa fonte informou que a inauguração da escola Secundária de Sauasaua vai contribuir para a redução dos casamentos prematuros em raparigas.
Segundo suas palavras, aquela comunidade há muito que chorava por uma escola secundária, porque, “quando os alunos terminavam o ensino primário não tinham o que fazer ou onde continuar os seus estudos, facto que os obrigava a se envolverem em casamentos, como forma de ocupar o seu tempo livre”.
De salientar que este ano, o distrito de Nacaroa, vai acolher a cerimónia Provincial de abertura do ano lectivo Escolar dois mil e vinte, marcada para próxima sexta-feira, 31 de Janeiro.
De acordo com o Calendário Escolar, este ano as aulas arrancam na próxima terça feira, dia 4 de Fevereiro.