NACAROA SERÁ EPICENTRO DA ABERTURA DO ANO LECTIVO 2020

NACAROA SERÁ EPICENTRO DA ABERTURA DO ANO LECTIVO 2020

Por Júlio Assane

Sete milhões de meticais do fundo do Estado, foram usados para construção de uma infra-estrutura escolar no Posto Administrativo de Sauasaua, no Distrito de Nacaroa na província de Nampula.

A infra-estrutura escolar do Nível Secundário é constituída de dois blocos com seis salas de aula, uma residência, seis sanitários.

A Informação foi tornada pública pela Administradora do Distrito de Nacaroa Joaquina Charles, que garantiu terem sido criadas condições para que a abertura oficial do ano lectivo dois mil e vinte, ao nível do distrito, aconteça naquele novo recinto escolar.

A cerimónia de abertura do ano lectivo, no dizer de Joaquina Charles, servirá igualmente para a inauguração dessa infra-estrutura.

Joaquina Charles fez saber que no presente ano lectivo, o distrito de Nacaroa matriculou da primeira a décima secunda classes, 45 mil alunos, o que significa um aumento em 5% comparativamente ao ano passado.

A nossa fonte informou que a inauguração da escola Secundária de Sauasaua vai contribuir para a redução dos casamentos prematuros em raparigas.

Segundo suas palavras, aquela comunidade há muito que chorava por uma escola secundária, porque, “quando os alunos terminavam o ensino primário não tinham o que fazer ou onde continuar os seus estudos, facto que os obrigava a se envolverem em casamentos, como forma de ocupar o seu tempo livre”.

De salientar que este ano, o distrito de Nacaroa, vai acolher a cerimónia Provincial de abertura do ano lectivo Escolar dois mil e vinte, marcada para próxima sexta-feira, 31 de Janeiro.

De acordo com o Calendário Escolar, este ano as aulas arrancam na próxima terça feira, dia 4 de Fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *