NAHENE B CLAMA POR TRANSPORTE PÚBLICO
Por Júlio Assane
A população reassentada no bairro de Nahene B na cidade de Nampula, exige do Conselho Autárquico e da Empresa CLN, a disponibilização deum transporte público naquela zona residencial.
Moradores de Nahene B entrevistados na manhã desta quinta-feira (14) disseram que no acto de reassentamento, haviam promessas de melhores condições de vida mas que até agora, nenhuma das promessas é cumprida pelo Corredor Logístico Integral de Nacala, muito menos pelo Conselho Autárquico da cidade de Nampula.
Eles deram a conhecer que por falta de transportes públicos para aquele bairro de reassentamento, quatro mulheres deram parto a caminho da unidade sanitária e uma perderam a vida.
“Nós pagamos entre 80 a 100 meticais para chegar na cidade, isto não pode ser, porque eles prometeram-nos melhores condições de vida antes da nossa saída dos locais onde nos encontrávamos”. “Quando pensamos ir para a Cidade ficamos magrinhos por imaginar como chegarmos lá, devido a falta de Transporte”. Disseram os nossos entrevistados que com um olhar triste lamentam e continuam a exigir melhores condições de habitabilidade naquele bairro.
Já lavão 3 anos que a população reassentada em Nahene B vive com este problema, sem que ninguém satisfaça as suas exigências.
O reassentamento de Nahene B, Posto administrativo de Napipine, foi aberto no ano de 2017 acomodando 97 pessoas cujas residências foram abrangidas pela linha férrea do Corredor Logistico Integrado de Nacala.