NAMPULENSES ABANDONAM BILHETES DE IDENTIFICAÇÃO
Por Santos Conta
DIC faz entrega ao domicílio documentos de Identificação Civil em Nampula.
Mais de mil quinhentos bilhetes de identificação civil, não estão a ser reclamados pelos respectivos proprietários, nos balcões da direcção de identificação civil de Nampula.
Para fazer vazão a esta situação, a direcção de identificação civil de Nampula, iniciou na passada sexta-feira a entrega ao domicílio desse documento, um pouco por todos os bairros desta cidade.
Esta iniciativa visa mobilizar aos cidadãos que requereram seus documentos, com destaque para o Bilhete de Identidade, mas que não estão a levantar por várias razões, de modo a acorrer aos balcões de identificação civil para seu levantamento.
Num contacto interpessoal com a população de Terrene A, bairro de Murrapaniua, no Posto Administrativo de Natikiri, Orlando Avelino, chefe provincial de identificação civil de Nampula disse que a entrega de bilhetes ao domicílio é uma estratégia que vai ajudar a reduzir o volume de documentos abandonados nos balcões daquela instituição.
“Temos casos em que bilhetes caducam no nosso balcão sem que os donos venham levantar. E isso é preocupante”.
Ademais, alguns proprietários que receberam seus bilhetes disseram que não tinham informação se os seus documentos estavam disponíveis.
Orlando Avelino afirmou que os novos bilhetes de identidade são melhores de todos os tempos, porque segundo suas palavras é um documento biométrico, de fabrico alemão com boa durabilidade e de difícil falsificação.
Naquele encontro a nossa fonte recordou que para além da entrega ao domicílio de bilhetes de Identidade, a Direcção Nacional De Identificação Civil introduziu um método de alerta ao cidadão através de mensagem telefónica de quem requereu o seu bilhete de identidade para puder levanta-lo.