NATAL DE RELATIVA PAZ E SERENIDADE EM NAMPULA

NATAL DE RELATIVA PAZ E SERENIDADE EM NAMPULA

Por José Simão

O Hospital Central de Nampula registou 275 entradas nas festividades do de Natal, 25 de Dezembro nos seus diversos serviços.

Deste número, 122 entraram nos serviços de urgência de adultos, sendo que 12 ficaram internados, 6 nas cirurgias e 6 na medicina.

No atendimento às crianças, foram registadas 110 entradas e 17 ficaram internadas.

E para os serviços de maternidade deram entrada 28 mulheres, sendo 17 partos normais e 9 a cesariana.

Para Marcelo Banguimane, porta-voz da maior unidade sanitária do Norte, estes números espelham que as festividades decorreram sem grandes incidências e de um modo geral foram pacíficas, embora não tendo exibido dados comparativos ao igual período do ano passado.

Entretanto: “tivemos cerca de 24 casos de agressões físicas na parte dos adultos, 4 casos de acidentes de viação e… tivemos um caso de violação sexual de uma menor de 5 anos mas que ficou controlada ao nível físico, fica agora a parte emocional da menor que os psicólogos poderão dar seguimento…” disse a nossa fonte.

Apesar do dia do Natal ter-se caracterizado por relativa quietude Banguimane lançou um apelo no sentido das pessoas doarem sangue para reforçar e fazer face a época festiva que tem sido caracterizada por uma grande procura dos serviços de saúde, devido ao contexto social.

“Não é proibido beber, mas bebam com moderação”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *