NATAL DO RECLUSO EDIÇÃO 2019
Por José Simão
O Natal do recluso edição 2019 superou as expectativas na penitenciária regional norte na província de Nampula.
O evento decorreu na última sexta-feira e as palavras tónicas foram: Esperança, reconciliação, paz e amor no seio dos reclusos naquele estabelecimento prisional.
Numa mensagem, os reclusos daquela unidade prisional usaram os dizeres de Nelson Mandela: Ser livre não é apenas romper os grilhões mas sim viver de forma a respeitar e engrandecer a liberdade dos outros, a educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo.
“O natal deste ano, foi excelente, já assisti muitos natais mas nunca um como este”, disse Hélio José, um dos reclusos que cumpre pena a já 10 anos.
Por outro lado, os reclusos pediram celeridade no processo de julgamento, pedidos de liberdade condicional, de modo a minimizar o cenário de superlotação naquela unidade penitenciaria.
Alves Arnansa, Director da penitenciária Regional Norte disse que o evento serviu para avivar a esperança dos internos e fundamentou com uma passagem bíblica do livro de Isaías 9 versículo 2 que diz: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na sombra da morte restabeleceu a luz”.
Dirigindo-se aos reclusos, Alves Arnansa apelou que saibam que são necessários na sociedade. Para o efeito, devem usar o tempo de estadia no estabelecimento penitenciário para se valorizarem quer espiritual, académico e profissionalmente, para que possam ter um bom futuro pós prisão.
O Momento foi abrilhantado por diversos músicos da cidade e província de Nampula que levaram ao delírio de alegria, aquelas almas aprisionadas que agora carregam no peito uma nova tocha de esperança.
valorizemos a liberdade, ou pelo menos enquanto nao temos muralhas a impedir-nos o sol, ou grades para conter nossos sonhos.
enquanto nao estiveres dentro de uma prisao nao saberas o que sao presos , pese embopra estar nas ruas nao seja sininimo de liberdade e nem grades sejam prisoes… mas ali voce ve, voce sente… voce agradece ao senhor por esse dom.