“NROWE OTHENE AHU NIHALE OWANI”

“NROWE OTHENE AHU NIHALE OWANI”

Por Santos Conta

O Chefe de Estado Moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, prorrogou na noite desta quarta-feira o período do estado de emergência para mais 30 dias, no âmbito da prevenção da covid-19.

O período de prorrogação inicia as zero horas de amanhã, podendo terminar as 23 horas e 59 minutos do dia 30 de Maio do ano em curso.

Como forma de evitar possível aumento de casos, apesar do número estacionário de casos positivos que Moçambique registou, Filipe Nyusi entende que “é melhor prevenir que remediar”.

O Presidente da República entende que há deficiência no cumprimento das medidas de prevenção do coronavírus, sendo dai necessário uma mudança de comportamento.

Assegurou que vai se intensificar a testagem nos próximos dias para que a propagação da pandemia não seja um problema sem fim no nosso país.

Apesar de não haver um confinamento obrigatório, o Presidente da República pediu repetidas vezes com diferentes línguas moçambicanas para que os cidadãos optem por ficar em casa como forma de se prevenirem da pandemia do novo coronavírus, salvo motivos essenciais e de interesse.

Em palavras muito simples, Filipe Nyusi reiterou o uso das máscaras em lugares públicos, a lavagem das mãos com água e sabão ou cinza sempre que possível o cumprimento escrupulosos das medidas difundidas diariamente pelas autoridades competentes.

As medidas tomadas pelo Presidente da República de Moçambique têm o propósito de salvar vidas humanas no país.

Filipe Nyusi disse ser necessário que os moçambicanos se unam para que se ultrapasse esta fase desafiante.

Na óptica do Chefe do Estado, o coronavírus pode ser derrotado mas que para isso deve haver uma acção colectiva, disciplina e tolerância.

O Estadista moçambicano pediu as forcas de Lei e Ordem para que respeitando os direitos constitucionalmente consagrados, usem a força só quando for necessário, e como último recurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *