Este processo iniciou no dia 15 deste mês e, até ontem, já se tinham inscrito cinco formações políticas. Trata-se de Renamo, o maior partido de oposição, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a Frelimo, o Ecologista Movimento Terra e o Partido Humanitário de Moçambique (Pahumo).
“Neste momento, a inscrição é apenas dos partidos políticos, como proponentes, e a partir de quinta-feira inicia o processo de apresentação das candidaturas, que vai prolongar-se até 7 de Dezembro”, esclareceu o coordenador da Comissão de Assuntos Legais e Deontológicos da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Rodrigues Timba, citado pela AIM, a agência estatal.
A mandatária do Pahumo, Joana Raposo, afirmou, segunda-feira, que a candidata deste partido na eleição intercalar e será a cidadã Filomena Mutoropa. “Vamos apresentar como candidata Filomena Mutoropa, que já está a trabalhar em Nampula para vencer esta eleição intercalar e liderar o município”, disse.
Enquanto isso, a recepção das listas dos observadores e jornalistas interessados em acompanhar o escrutínio terminou esta terça-feira.
De acordo com o cronograma aprovado, a apresentação das candidaturas a presidente do município será de 23 de Novembro a 7 de Dezembro.