O GOVERNO MOÇAMBICANO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA PAGAR SUBSIDIOS DE DESEMPREGO A SEUS CIDADÃOS

O GOVERNO MOÇAMBICANO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA PAGAR SUBSIDIOS DE DESEMPREGO A SEUS CIDADÃOS

Por Olga Félix

Este pronunciamento foi feito semana passada pela Ministra do Trabalho e Segurança Social Margarida Talapa em conferência de impressa na cidade de Nampula.

Aquela dirigente afirmou que Moçambique não possui fundos para pagar os desempregados visto que a maioria da população moçambicana é desempregada.

No entender de Talapa desempregados são todos aqueles que não recebem um salário mensal e Moçambique é um país onde a maioria da população vive de comércio informal o que significa que todos estes teriam que se beneficiar.

“O nosso sistema não suporta o subsídio de desemprego, e nós nem imaginamos quantos desempregados tem o nosso país. Dizer que o INSS vai suportar estes pagamentos, seria matar o INSS, visto que foi criado por um objectivo na base de um decreto e tem seus regulamentos” explicou Margarida Talapa.

Isso acontece numa altura em que há necessidade de assistência aos desfavorecidos, visto que a palavra de ordem agora é ficar em casa, e os cidadãos se perguntam – “como ficar em casa sem nada para comer”?

Numa clara alusão de que muitos dependem do comércio informal para a sua sobrevivência e de suas famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *