Crónica do Dia – O RESPEITO É PARA RICOS?

O RESPEITO É PARA RICOS?

Por Graciano da Silva

Como se sabe, o respeito é a plena valorização que cada um deve merecer, receber, proveniente de outrem, independentemente da sua condição social, política, raça, religião, cor, nação, etc. Todo o ser humano goza do pleno direito de ser respeitado desde a sua natureza.

Porém, a riqueza material é algo que se adquire ao longo da nossa vida. Porém, esta realidade, actualmente é encarada como sinónimo de receber o respeito da parte dos outros. A pessoa sem riqueza não é respeitada; não tem valor e só terá estima quando possuir coisas. Assim também funciona a amizade. Não faltam amizades desfeitas por falta de riqueza. Aliás, muitos que passeiam de igreja para outra, de partido para outro também procuram riqueza a fim de serem respeitados pela maioria do povo.

Muitas vezes pensa-se que a pessoa é a sua riqueza; é aquilo que ela tem. Daí que merece ser respeitada e temida como poderosa. Ocasiões há, em que um pobre saúda um rico e este por sua vez responde-lhe andando com um olhar de não me continue mais. Faz isso como se tivesse visto coisa que provoca nojo, sem nenhum interesse humano.

Esta forma de ser e pensar, paulatinamente, está se inserindo no seio familiar. Alguns membros da tribo só ajudam os seus familiares e reconhecem-nos se forem pessoas de quem esperam retribuição. Há lares em que a riqueza é vista como o ponto que alavanca o bom relacionamento matrimonial. Aí, mesmo com muitos conflitos a mulher resiste e suporta. Mas no dia em que a riqueza acaba, nasce uma confusão sem perdão. Assim, o amor se abala e o lar destrói-se.

Portanto, o rico é a figura mais digna na visão de hoje a medida de merecer receber o pleno respeito e consideração que pode ser dada a pessoa humana, tanto que ele goza todos os privilégios, que o pobre carece.

Será que o respeito que deveria merecer a pessoa humana é reservado somente a pessoas ricas materialmente, se robusto os barrigudos e gravatados? E mais não disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *