NAMPULA MAIOR PRODUTOR DE ALGODÃO

Por: João Baptista

A Província de Nampula contribui com cerca de 40 porcento da produção Nacional de Algodão caroço. 

Falando na abertura do II conselho Consultivo do Algodão e outras fibras têxteis o Governador de Nampula Victor Borges disse que “esta cifra está a ser suportada por 70 produtores dessa cultura”.

Borges disse ainda que “há previsão de Nampula produzir 30 mil toneladas de algodão, com a disponibilização de nova variedade de semente do algodão”.

Enquanto isso, o Director geral do Instituto de algodão de Moçambique, Luís Tomo, defende a necessidade de criação de estratégias que permitam maior desempenho do subsector do algodão em moçambique, porque, segundo disse, “contribui bastante para a economia nacional”.

Luís Tomo, fez um balanço positivo da campanha anterior que apesar do ciclone IDAI e Kenneth na zona Centro e Norte, o país conseguiu produzir 70 mil toneladas de algodão caroço, o que representa 70 porcento do planificado.

O Sector do Algodão acaba de adquirir três Kids com maquinarias para o processamento artesanal.

O Director Geral do Instituto de Algodão de Moçambique, considera que “esse processo vai motivar as empresas e Sociedade Civil, uma vez que poderá criar mais emprego e contribuir para o crescimento da economia nacional.

O II Conselho Consultivo do Algodão decorre na cidade entre os dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, com a participação do sector privado, membros do governo e produtores do chamado ouro branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *