Crónica do Dia – O SUICIDIO É UM MAL SOCIAL

O SUICIDIO É UM MAL SOCIAL

Wihopha ehasará ya mmawani

Por Kant de Voronha

Suicidar-se significa tirar-se a própria vida, matar-se. Significa negar-se viver, encurtar o tempo de vida. Aquele que se mata recusa permanecer vivo e comete uma injustiça para com a comunidade.

A Bíblia ensina que ninguém é dono de sua vida. A vida vem de Deus e devemos administrá-la conforme a vontade de Deus. Pois, se mal encararmos a vida, cada um prestará contas a Deus. O suicídio contradiz o senhorio de Deus sobre a vida e do mandamento: “não matarás” (Ex 20,13).

Apesar disso, diariamente acompanhamos notícias de pessoas que optam por se suicidar. Algumas atiram-se do prédio mais alto abaixo; outras levam corda para se enforcar; outras baleiam-se a si próprias; outras ainda tomam ratox. As causas disso tudo são várias.

Importante é saber que o suicídio é um pecado, é um mal social. O suicídio é uma falha contra o próprio indivíduo suicida, contra Deus e contra a sociedade. Ao tirar a própria vida a pessoa prejudica-se, prejudica a familia, os filhos, etc. Independentemente das circunstâncias que a vida oferece é preciso entender que tudo isso é passageiro. Daí ser necessário uma fé autêntica e esperança inquebrantável.

Todos nós devemos lutar para que a vida humana seja protegida contra todos os pergios. Somos coresponsáveis na preservação da vida. Por isso é dever de cada um nunca aconselhar o suicídio, nem favorecer, muito menos praticá-lo. Cada um deve lutar para que seja construtor da felicidade, do bem-estar, da alegria e harmonia familiar.

Se faltar o emprego, se faltar comida, se faltar fidelidade no seu lar, se faltar compreensão, se faltar amor, se faltar dinheiro na sua vida, se faltar amizade, se faltar carinho, se faltar atenção, se faltar perdão, ou ainda outra coisa que julgar que cria-lhe um vazio interior nunca pense em tirar-se a vida. Deus ama a vida e a cada ser humano indistintamente.

Ame-se e ame ao próximo como a si próprio. Nunca deseje o mal nem para si muito menos para outrem. Todos nós viemos sem saber e voltaremos donde viemos sem desejar. Amar a vida é viver segundo a vontade de Deus. E mais não disse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *