OBRAS ABANDONADAS APÓS MORTE DE AMURANE

OBRAS ABANDONADAS APÓS MORTE DE AMURANE

Por Júlio Assane

O abandono de obras por parte de alguns empreiteiros está a preocupar munícipes da cidade de Nampula.

Na maioria das obras abandonadas, são pontes sobre alguns rios na cidade de Nampula, que estavam projectadas pelo falecido Mahamudo Amurane, antigo Presidente da Autarquia de Nampula.

Só para ilustrar algumas, a ponte sobre o rio Muatala, cuja primeira pedra foi lançada por Mahamudo Amurane, em 2016 mas que até agora não vislumbra luz verde para a sua concretização.

Outra ponte cuja obra parou logo após a morte de Mahamudo Amurane é a que estava a ser construída sobre o rio Mutomote, bairro de Namutequeliua, que ficou abandonada quase na parte conclusiva.

Esta situação está a ser constrangedora para a população que esperava melhores dias no que diz respeito a transitabilidade de pessoas e bens, principalmente na época chuvosa.

Moradores de Namutequeliua que falaram a Rádio Encontro, lamentaram pelo facto de não aparecer ninguém a explicar as razões do abandono daquela infra-estrutura.

“Neste período chuvoso, esta ponte seria muito útil para nós, porque corremos muitos riscos quando cai a chuva”.disseram as nossas fontes que acrescentaram dizendo que Amurane era único dirigente que se preocupava com a vida deles.

As nossas fontes pedem a quem de direito para retomar a obra, uma vez que devido ao abandono, algumas pessoas de ma fé estão a fazer de lixeira, ameaçando a sua durabilidade.

Em relação a ponte sobre o rio Muatala, no Piloto, tudo parou depois do lançamento da primeira pedra, apesar de ter sido anunciado que havia dinheiro que chegava para a Obra.

Um dinheiro que desapareceu com a morte do então edil de Nampula.

Até hoje, ninguém apareceu a falar das causas que levaram ao abandono daquela obra que a população local e sua liderança esperava que iria acabar com o problema de morte de pessoas por arrastamento com as águas do rio Muatala.

Recorde-se que estamos a falar do local onde surgiu uma cobra que pôs em debandada o público que acorreu ao local, para assistir a cerimónia do lançamento da Primeira pedra feita pelo malogrado.

A nossa reportagem visitou o local e constatou que não existe nenhum vestígio de obra, e o empreiteiro sumiu com as respectivas máquinas que no dia do lançamento da primeira pedra serviram de simulação.

São vários os exemplos que podem ser ilustrativos de obras abandonadas, depois da morte de Mahamudo Amurane um pouco por toda a cidade, sob um olhar negligente de quem de direito.

 

2 Replies to “OBRAS ABANDONADAS APÓS MORTE DE AMURANE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *