Os institutos comerciais devem gerar receitas internas para o seu auto sustento

Por César Rafael

O Instituto Comercial de Nampula poderá ser transformado em Centro de referência.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto denominado transformação dos institutos em centros de referência levado a cabo pelo governo moçambicano um pouco por todo o país.

Para o efeito, segundo fez saber o Secretário de Estado do ensino técnico profissional, Agostinho Francisco Langa Júnior, este estabelecimento de ensino vai beneficiar de um investimento avaliado em pouco mais de quatro milhões e meio de dólares Americanos, a serem financiados pelo banco mundial.

Agostinho Júnior, fez estes pronunciamentos na última quarta-feira, 28/04, na cidade de Nampula, a margem da visita de trabalho que efectuou aquele instituto comercial.

A fonte sublinhou a necessidade dos institutos gerarem receitas internas para o seu auto sustento.

Daí que instou a direcção daquele estabelecimento de ensino profissional a conquistar parcerias com o sector empresarial como forma de estabelecer memorandos de entendimento para o efeito.

E porque a grande aposta neste momento está na industrialização, infra estruturação e na agricultura, aquele dirigente aproveitou a ocasião para lançar um apelo aos jovens e pais ou encarregados de educação a abraçarem o ensino técnico pois, segundo ele, é uma das grandes saídas que podem ter.

O ensino técnico, não é para aqueles alunos fracos, nãoé para aqueles alunos que não têm posses de ir a universidade mas, o ensino técnico é a porta de formação da mão-de-obra qualificada para atender as necessidades da indústria – Disse o secretário de Estado do ensino técnico no Pais.

É missão do ICN, providenciar uma formação técnico-cientifico qualificada assente nos valores morais e culturais, permitindo que os graduados se tornem agentes transformadores da sociedade com diferencial competitivo no mercado de trabalho regional, nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *