Padre Inácio Lucas Mwita ordenado e empossado Bispo da Diocese de Gurué

Por Gelácio Rapieque

A cerimónia solene da sagração Episcopal do novo Bispo de Gurué, teve lugar este Domingo (21.3), na Sé Catedral local e foi presida por Dom Germano Grachane, Bispo emérito de Nacala e então Administrador Apostólico de Gurué.

Em sua homilia de ocasião, Dom Germano pediu ao ordenado a se identificar com Cristo no desempenho da sua missão. Acrescentou que anunciar o evangelho sem cessar é a tarefa nobre do pastor do rebanho de Deus.

Mas para tal, explica Dom Germano, é preciso estar alicerçado em dois pilares fundamentais, oração e adoração. Pois, “o episcopado significa trabalho e não honra, servir e não ser servido” disse.

Pediu e insistiu que Dom Inácio Mwita, se preocupe tanto com os fieis de Gurué, assim como, com aqueles que ainda não conhecem Cristo Jesus.

Compromisso lançado por Dom Germano, compromisso assumido por Dom Inácio Lucas Mwita, que em sua primeira intervenção como Bispo, disse que apesar de ser pequeno, quer continuar a anunciar Cristo Jesus com alegria.

Dom Inácio Mwita revelou na ocasião, a importância do dia 21 no calendário da sua história.

Era Dom Inácio Lucas Mwita, discursando na Catedral de Gurué, onde ontem domingo, 21 de Março, foi ordenado e empossado novo Bispo de Gurué.

Natural de Namapa, distrito de Erati, Diocese de Nacala, em Nampula, Dom Inácio Lucas Mwita foi Nascido a 21/9/1969, tendo sido ordenado sacerdote a 21/6 /1998 por Dom Germano Grachane.

Dom Inácio Mwita ocupa assim o lugar deixado por Dom Francisco Lerma, falecido em 2019, como terceiro Bispo Titular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *