Papa Francisco nomeia Pe. Inácio Lucas para Bispo de Gurue – Zambézia

Por Kant de Voronha

Sua Santidade, O Papa Francisco, nomeou na tarde desta terça-feira (2), o novo Bispo para a Diocese de Gurue. Trata-se do Reverendo Pe Inácio Lucas que até a data da sua nomeação exercia o cargo de Vigário Geral da Diocese de Nacala e Reitor do Santuário Maria Mãe de África de Alua e entra em substituição de Dom Lerma Martinez, perecido a 24 de Abril de 2019.

Entretanto, antes da nomeação de Dom Inácio Lucas, o Governo pastoral da Diocese de Gurue esteve sob responsabilidade do Bispo Emérito de Nacala, Dom Germano Grachane, como Administrador Apostólico.

A Diocese de Gurue, antiga Vila Junqueira, localiza-se na província da Zambézia e goza do estatuto de cidade e Município desde 1998. A diocese foi erigida a 6 de Dezembro de 1993 pelo Papa João Paulo II através da Bula Enixam Suscipientes, como fruto do desmembramento da Diocese de Quelimane.

Dom Inácio Lucas é o terceiro Bispo titular depois de Dom Manuel Chuanguira (1993-2009) e Dom Lerma Martinez (2010-2019).

Dom Alberto Vera, Bispo de Nacala, em mensagem de felicitação, convidou os fiéis da sua Diocese a unir-se em oração para que Dom Inácio exerça o seu ministério episcopal movido de amor e fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo.

“Parabéns P. Inácio. Conta com as nossas orações. Desejamos-te a continuação no espiscopado de um serviço eclesial caracterizado pelo exemplo de santidade, pela caridade, pela humildade e simplicidade de vida. Para quem está com Deus tudo é possível”, lê-se no Comunicado da Diocese de Nacala.

Por outro lado, o Administrador Apostólico de Gurue, Dom Germano Grachane, em seu Comunicado exorta os fiéis e pessoas de boa vontade, enquanto se aguarda com ansiedade o anúncio da data de ordenação e tomada de posso do novo Bispo, a “rezarmos pelo nosso Bispo eleito e a prepararmos a manifestação da nossa alegria e o nosso acolhimento”.

De referir que Dom Inácio Lucas nasceu no dia 21 de Setembro de 1969, na província de Nampula. Após os estudos primários e secundários em Nacala-Porto, Namirôa e Mirrote (1976-1984), continuou a sua formação em Monapo na Escola Missionária Católica Comboniana de São Daniele (1985-1987). Em 1988 estudou no Seminário Preparatório de São Carlos Lwanga em Nampula. Estudou Filosofia no Seminário da Matola (1990-1992) e Teologia no Seminário de Maputo (1993-1996).

Foi ordenado padre no dia 21 de Junho de 1998. É Licenciado em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo de Roma (2001-2004).

Durante o exercício do ministério Presbiteral ocupou vários cargos eclesiais sendo a destacar, o de Vigário paroquial da Catedral de Nacala, Assistente espiritual da Legião de Maria, responsável diocesano pelas vocações e seminaristas (1998-2001). Foi, também, Vigário Paroquial da Catedral de Nacala (2004-2005); Vice-Reitor e Prefeito de Estudos do Seminário Filosófico Santo Agostinho da Matola; Professor de Liturgia no Seminário Teológico de Maputo e no Instituto Superior de Maria Mãe de África (2005-2011); Secretário da Comissão Episcopal para a Liturgia e da Comissão Episcopal para o Clero; Reitor do Seminário Teológico Interdiocesano São Pio X de Maputo (2011-2015); Pároco in solidum de Nossa Senhora da Assunção em Netia (2015-2017). De 2017 até a sua nomeação era Vigário Geral da Diocese de Nacala, Pároco da Paróquia de São João de Deus de Alua e Reitor do Santuário de Nossa Senhora Mãe de África.

2 Replies to “Papa Francisco nomeia Pe. Inácio Lucas para Bispo de Gurue – Zambézia”

  1. Parabéns, padre Inácio Lucas. Deus continue abençoando a você, a sua missão e o povo que lhe foi confiado, levado pelas sendas da Vida.
    Continuamos a rezar pela Igreja de Moçambique, precisa de mais pastores e pastores segundo o Coração de Deus.
    Deus suscite mais e santos pastores – guias e Irmãos dos irmãos.

  2. Bem haja, bem fuca é o meu desejo para o pe.Inácio. Recem nomeado a cargo de Bispo da zanbezia pelas sua qualidades, recomentar para os outros fieis, observa o examplo do Dom Inácio para k tam sejam assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *