Partido Trabalhista denuncia existirem escolas que não podem retomar aulas presenciais

Por Elísio João

O Secretário Provincial do Partido Trabalhista em Nampula, Sadreque João Mário, reconhece ser tarefa de todos os actores sociais a divulgação de mensagens de luta contra a Covid-19.

Falando a Rádio Encontro, momentos depois de uma visita de cortesia a esta estação emissora, Sadreque Mário mostrou-se satisfeito com o desempenho de todos os órgãos de Comunicação Social nessa luta.

“Visitei a Rádio Encontro no quadro das atividades planificadas pelo Partido Trabalhista para este ano, como forma de enaltecer os esforços que ela e outros sectores sociais estão a desempenhar” – Explicou Sadreque João Mário tendo defendido que os órgãos de Comunicação Social têm-se destacado no que se prende a informação, formação didática e acima de tudo tem sido um verdadeiro vector de comunicação das boas práticas.

A nossa fonte disse ter notado que a Rádio Encontro está a dar continuidade da sua missão de educar as comunidades, principalmente neste tempo de pandemia da Covid-19, através de vários programas.

“Isso deve ser feito por todos os órgãos de comunicação Social, porque ainda existem pessoas que ignoram algumas medidas de prevenção dessa doença, e que pensam que ela é para os outros” – sublinhou, destacando o uso de máscara e o distanciamento social como sendo as medidas mais violadas na cidade de Nampula.

A título de exemplo, Sadreque Mário apontou os mercados de Waresta, 25 de Junho – vulgo Matadouro e dos Belenenses, onde os utentes correm muitos riscos por ignorarem o uso da máscara facial.

“O mesmo problema assiste-se em alguns bancos comerciais, onde as pessoas ficam muito tempo nas filas sem respeitarem o distanciamento físico” – lamentou, para depois recordar que na cidade de Nampula, há pessoas que perderam seus familiares, vizinhos e ou amigos, vitimas da Covid-19 mas que continuam a ignorar a doença, dai ser necessário um redobrar de esforços de todos actores sociais.

Sobre a retoma este mês das aulas presenciais em todos os níveis de ensino, aquele politico disse não ser oportuno, porque segundo suas palavras, um pouco por todo pais existem escolas que não tem mínimas condições para higienização dos alunos.

Lamentou dizendo que “Apesar de o governo ter gasto muito dinheiro do erário público para a reabilitação e ou construção de sanitários nas escolas, existem estabelecimentos de ensino que não dispõem, até aqui, de pelo menos uma latrina, uma torneira ou furo de água”. E acrescenta – “Antes de se ordenar a retoma das aulas, devia haver certeza se há condições para tal, porque caso contrário, as escolas serão locais de contaminação da Covid-19”.

Para Sadreque Mário, seria bom autorizar a retoma dos cultos religiosos, porque quem participa são, na sua maioria, pessoas adultas que sabem observar as medidas de prevenção.

“Não sei com que base o Presidente da República autorizou a retoma das aulas presenciais, mantendo as casas de culto fechadas” – disse a terminar o Secretário Provincial do Partido Trabalhista em Nampula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *