PERÍODO DE VEDA DO PESCADO DE CAMARÃO

PERÍODO DE VEDA DO PESCADO DE CAMARÃO

Por Santos Conta

A Direcção Provincial de Mar, Águas Interiores e Pesca de Nampula, estabeleceu período de veda para 5 distritos da Província de Nampula.

Trata-se dos distritos de Angoche, Moma, Larde, Liupo e Mogincual, que durante 4 meses, isto é de 1 de Dezembro a 31 de Março de 2020 estão proibidos de fazer pescado de camarão de superfície.

O representante da Direcção Provincial de Mar, Águas interiores e Pescas instou aos pescadores que usam as redes de cerco, e rede de arrasto para que não possam praticar esta actividade com vista a apoiar a gestão do recurso interno por ser o período de reprodução do camarão.

Por se reconhecer que a prática da actividade pesqueira é a base de sobrevivência de muitas famílias foram autorizados os pescadores a usarem algumas artes de pesca através de linha de mão e palanque, que não permitem a captura do camarão.

A polícia da República de Moçambique em Nampula promete colaborar com a Direcção Provincial de Mar, Águas Interior e Pescas no sentido de não permitir que o pescador possa fazer a pesca de camearão neste período de veda.

Importa referir que o período de veda abrange também os transportadores de camarão e processadores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *