POVOADO DE NATJETJE CARECE DE FONTERÁRIOS

POVOADO DE NATJETJE CARECE DE FONTERÁRIOS

Por Florêncio Alfredo

A falta de fontenários públicos para o fornecimento de água potável no povoado de Natjetje, posto administrativo de Namaita, distrito de Rapale, província de Nampula, preocupa sobremaneira os residentes daquela circunscrição geográfica.

Alguns residentes daquela Comunidade, que falaram a Rádio Encontro, disseram que a situação obriga-os a beberem água imprópria, o que contribui para a contaminação de doenças de origem hídrica.

Recorde se que sempre que inicia a época chuvosa, a província de Nampula tem sido alvo de doenças diarreicas provocadas em alguns casos por consumo de água dos charcos, lagos e rios que não oferece qualidade para tal.

Aqueles residentes avançaram que para a obtenção do precioso líquido têm percorrido distâncias que variam de 10 a 15 quilómetros.

A outra preocupação está relacionada com a falta de um mercado para comercialização dos seus produtos, algo que no seu entender constitui um calcanhar de aquiles.

Questionados sobre como têm feito a venda e ou compra de produtos, disseram que isso acontece nas feiras comunitárias e no mercado grossista do Waresta, cidade de Nampula.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *