Por Elísio João
Os camponeses daquele Posto Administrativo estão a ser surpreendidos com enormes quantidades de gafanhotos gigantes que destroem a vegetação e acreditam que as culturas da próxima campanha poderão ser devastadas.
O Secretário do Bairro Sede de Nachere, Inocêncio António da Silva disse a Rádio Encontro que caso não seja encontrada uma solução do problema, a actividade agrícola poderá ficar comprometida.
“Estamos a assistir aumento de gafanhotos gigantes que estão a destruir toda vegetação e só deixam caule” – referiu Inocêncio da Silva.
A nossa fonte disse por outro lado que devido a queda irregular da chuva na campanha agrícola passada, poderão se registar bolsas de fome nos próximos meses no Posto Administrativo de Nachere.
Questionada sobre a braga de gafanhotos, a Administradora do distrito de Nacaroa Joaquina Charles disse que será levada a cabo uma campanha de pulverização dos campos de cultivo onde ocorre o fenómeno de gafanhoto gigante.
“Tomamos conhecimento do fenómeno e pedimos as comunidades para acelerarem a colheita da mandioca, para depois podermos pulverizar os campos de cultivo” – esclareceu a Administradora daquele distrito.
Joaquina Charles garantiu que não há insegurança alimentar naquele distrito, apesar de os níveis de produção terem baixado na campanha agrícola finda devido a queda irregular da chuva, e a ocorrência de bragas que afectaram as culturas de amendoim, feijões e mandioca, consideradas de bandeira do distrito.
O Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que na última terça-feira visitou o distrito de Nacaroa, deixou recomendações concretamente para o sector agrário.
“Recomendamos que o distrito use a mecanização agrária e pense na construção de pequenas represas para irrigação dos campos de cultivo” – disse Manuel Rodrigues, o qual fez uma avaliação positiva do nível de desenvolvimento do distrito de Nacaroa.