PRESIDENTE DO CONSELHO AUTÁRQUICO É ACUSADO DE CORRUPÇÃO

PRESIDENTE DO CONSELHO AUTÁRQUICO É ACUSADO DE CORRUPÇÃO

Por Pedro Cusse

Comemora-se amanhã Sabado, 11 de Junho, dia africano de anticorrupção. E em Nampula, o presidente do conselho autárquico é acusado de corrupção.

No passado mês de Junho o Presidente da Autarquia de Nampula, Paulo Vahanle, apresentou alguns funcionários do seu município acusados de crimes de falsificação de recibos e talões de depósito.

Na ocasião, Vahanle condenou com veemência as pessoas que praticam a corrupção, gesto que arrancou elogios e decolações de confiança por parte dos cidadãos residentes nesta urbe.

Hoje, quase um mês depois da aparição pública de Vahanle, a Rádio Encontro obteve com exclusividade a confirmação do Gabinete Provincial de Combate a Corrupção na pessoa do seu porta-voz, José Sopa, de que está em curso uma investigação de uma denúncia cujo alvo é o presidente da autarquia de Nampula, Paulo Vahanle.

Num outro desenvolvimento, Sopa fez saber que o 11 de Julho deste ano, será banhado de reflexões e diálogos, sobre o papel dos sistemas de justiça no combate a corrupção.

Pois, segundo disse, cada dia que passa o modus-operandi deste mal, está cada vez mais sofisticado.

Sopa sublinha que a estas alturas é necessário investir em meios materiais e humanos para fazer jus ao avanço da corrupção em Nampula e Moçambique no geral.

De recordar que a data foi criada a 11 de Julho de 2003, e só veio a entrar em vigor no nosso país em 2006. Neste ano, a efeméride comemora-se sob lema, ” combate a corrupção através de sistemas judiciais eficazes e eficientes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *