PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DE ORIGEM HIDRICA

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DE ORIGEM HIDRICA

Por Olga Félix

A Direcção Provincial de Saúde em Nampula apela a todos os residentes desta urbe a optarem pela higiene pessoal e colectiva para prevenção das doenças de origem hídrica.

Lavar as mãos antes e depois de comer, depois de usar a latrina e evitar contacto com os charcos, são algumas medidas de prevenção lançadas pelo sector de saúde nesta época chuvosa.

A técnica de medicina preventiva afecta no departamento de saúde pública na Direcção Provincial de Saúde em Nampula, Cláudia Emílio Malapo, que falava a Rádio Encontro na manhã desta terça-feira, 07 de Janeiro, disse:

ʺAs pessoas devem limpar as suas casas e evitar a criação de charcos, lavar os alimentos que são consumidos crus antes do consumo, lavar as mãos depois de usar a latrina e antes das refeiçõesʺ.

Sobre o nível de preparação da Direcção provincial de saúde para casos que possam surgir nessa época chuvosa, Cláudia Malapo disse que em todas as unidades sanitárias existe pessoal preparado e fármacos suficientes.

Importa referir que a época chuvosa é mais vulnerável no aparecimento das doenças diarreicas e todos são chamados para prevenção desse mal que tem assolado a Província de Nampula em particular e o país em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *