“Proteger a criança é tarefa de todos nós”

Onório Encarnação

Celebra-se hoje o dia internacional da Criança sob lema: Proteger a criança é o dever de todos nós. Entretanto Alunos pais e encarregados de Educação na Cidade de Nampula mostram-se satisfeitos pela passagem do dia 01 de Junho, apesar de várias restrições por conta de COVID-19

 Falando a nossa reportagem na manhã desta Terça-feira, pais e encarregados de educação disseram estar preparados para acompanhar os seus educandos durante o dia, seguindo todas medidas da COVID-19, emanadas pelas entidades governamentais. As crianças estão conscientes da doença ao que reconhecem que a data deve ser comemorada em casa e não na escola ou qualquer ponto de aglomeração como era antes da pandemia.

Importa frisar que o mais essencial é a saúde, nisso vale a pena cuidar das nossas crianças educando em matérias de prevenção da COVID-19, de modo a garantir o seu bem-estar de saúde.

Entretanto, algumas crianças, passaram o dia na rua praticando pequenos negócios a mando dos seus encarregados de educação no lugar de comemorar a sua data, violando sobre maneira o direito das crianças.

A nossa reportagem esteve esta manha na rua para ouvir os pequenos, que estavam até a altura a praticar as actividades de venda na urbe.

As crianças disseram que foram determinadas pelos seus pais no sentido de só regressarem a casa depois de terminar o que levavam para vender.

“Hoje é o dia 1 de Junho dia internacional da criança, os nossos pais disseram que só devemos voltar a casa depois de vender tudo” clamaram algumas crianças.

 Alguns pais entrevistados, consideram a situação como uma descriminação por parte dos pais das crianças pelo facto de mandar seus filhos vender na rua em pleno dia 1 de Junho, e os mesmos apelam a esses pais no sentido de considerar esse dia como um dia muito importante e deixar que as crianças comemorem a data livremente mas, com particular atenção para a observância das medidas de prevenção da COVI-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *