PROVINCIA DE NAMPULA TERÁ 2000 NOVAS FONTES DE ÁGUA

PROVINCIA DE NAMPULA TERÁ 2000 NOVAS FONTES DE ÁGUA

Por Olga Félix

O Governador de Nampula Manuel Rodrigues disse hoje que a taxa de cobertura de água na província poderá subir este ano dos actuais cerca de 40 para 80 Porcento.

Este aumento da taxa de cobertura, segundo Manuel Rodrigues, será o reflexo de construção de novas fontes de água e reabilitação de sistemas de abastecimento um pouco por toda a Província.

“O crescimento económico e social da Província de Nampula será traduzido na melhoria de certos indicadores durante o presente quinquénio” disse o chefe do executivo Provincial, acrescentando que o acesso a água, deverá passar no meio rural da actual taxa de cobertura dos 51.8% para 80% com a construção de 2000 fontes de água, a reabilitação de 1510 furos e também a construção de 63 pequenos sistemas de abastecimento de água em toda a Província de Nampula”.

Manuel Rodrigues que falava no acto de abertura da 3ª sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial, disse igualmente que há boas perspectivas na componente de estradas, que poderá melhorar a transitabilidade entre os centros de produção para os de venda de produtos agrícolas.

Boas notícias são também do sector da saúde onde há aumento do número de crianças vacinadas.

Manuel Rodrigues falou também do sector de comunicações, referindo que ainda este ano, duas novas localidades administrativas serão abrangidas pelo sistema de telefonia móvel.

“Igualmente, com a implementação do programa quinquenal provincial 37 localidades das 71 terão o sinal de telefonia móvel sendo que duas beneficiarão desse serviço ainda no presente ano 2020”.

Ainda neste quinquénio, o governo provincial almeja aumentar o número de estabelecimentos turísticos, dos pouco mais de 400 existentes para 600, até o ano de 2024.

Manuel Rodrigues disse por outro lado que a concentração do seu executivo nos próximos anos será para as áreas de agricultura, água e saneamento, estradas, expansão das redes escolar e sanitária ao nível da Província de Nampula.

A Sessão ordinária do Conselho Executivo Provincial de Nampula, na qual participaram os 23 Administradores distritais, teve a duração de um dia e serviu também para apreciar a situação epidemiológica da Província.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *