RAINHA MACUTA ACUSADA SER DA OPOSIÇÃO E ENCARCERADA EM MOGOVOLAS

RAINHA MACUTA ACAUSADA SER DA OPOSIÇÃO E ENCARCERADA EM MOGOVOLAS

Por Elísio João

O pé de vento que se instalou há mais de 5 anos entre o governo do Distrito de Mogovolas e o regulado da sede do distrito – Nametil está de mal a pior.

A Rainha Macuta, aponta o dedo acusador a alguns Membros do Governo do Distrito de Mogovolas e outras figuras do Partido Frelimo ao nível daquele distrito, de meterem mão na liderança Comunitária, ferindo os princípios que os legitima.

Falando em exclusivo à Rádio Encontro, Ana Margarida Fernando Martunato, disse existir uma perseguição da sua pessoa por parte de alguns membros do governo, que querem que ela deixe de exercer o cargo de Rainha da vila sede do Distrito.

Rainha Macuta conta que entrou na cadeia, onde permaneceu 7 dias, por alegadamente negar fazer a entrega da farda e as insígnias de Rainha que ela recebera.

“AGORA já me tiraram o fardamento e as insígnias, sem nenhum motivo, e entregaram a um meu sobrinho que não é do consenso da nossa família Macuta” – disse com um ar triste a Rainha Macuta, que nos segredou que mesmo assim, as pessoas da Comunidade quanto têm seus problemas recorrem a ela para resolver.

A nossa fonte disse que tudo isso está acontecer porque o governo do distrito não quer um líder comunitário com visão diferente, mas sim “yes man”.

Aliás, segundo suas palavras, o governo do distrito está-lhe tirar o regulado porque ela tem sido muito interactiva, e por isso, lhe conotam como membro de um partido da oposição.

Desde que este problema começou, já passaram pelo distrito de Mogovolas mais de três Administradores, sem no entanto conseguirem resolver.

A Rainha Macuta fez saber que o problema é do conhecimento do Governador Provincial, Victor Borges, mas que as orientações dele estão a ser ignoradas pelo governo do Distrito.

Por isso ela continua a gritar pedindo socorro aos quatro ventos, mesmo que seja necessária a intervenção do Presidente da Republica.

Tanto o Governo do Distrito de Mogovolas, como o da Província de Nampula, ainda não se pronunciaram sobre este assunto, mas a Rainha Macuta confidenciou-nos que o Governador de Nampula teria dado um ultimato, segundo o qual, a família Macuta é que deve tomar a decisão se continuar no regulado a Ana Martunato ou se seria eleito um outro para substitui-la, mas, que isso não podia ser feito com interferência do governo do distrito, muito menos do partido Frelimo.

Este assunto, poderá continuar a fazer correr muita tinta, uma vez que a Rainha Macuta exige uma justificação clara sobre o seu afastamento, porque a lei lhe protege.

 

 

 

 

 

 

One Reply to “RAINHA MACUTA ACUSADA SER DA OPOSIÇÃO E ENCARCERADA EM MOGOVOLAS”

  1. A frelimo tem criado esses conflitos a nivel do Pais, estou a acompanhar no Distrito de Mopeia na Zambezia 2 casos iguais ainda sem resolução. A Rainha que insista , persista e nao desista. O regulos nao sao eleitos. Nao desista mama. A comunidade de ajudar e reforçar o seu poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *