ROUBO DE MATERIAL ELÉCTRICO PREJUDICA EDM EM NAMPULA

ROUBO DE MATERIAL ELÉCTRICO PREJUDICA EDM EM NAMPULA

Por Malito João

A EDM, empresa Pública, perdeu este ano mais de 12 milhões de meticais em consequência de roubo de diverso material eléctrico na Província de Nampula.

De entre os materiais destaca-se cabos eléctricos que foram vandalizados nos bairros de Natikiri, Namicopo, Mutava Rex, e Murrapaniua.

O responsável de contencioso na empresa electricidade de Moçambique em Nampula Nelson Madeira disse a jornalistas que o material foi apreendido numa carrinha a caminho de Nacala porto, onde seria comercializado.

A Policia da República de Moçambique em Nampula confirmou a detenção de três indivíduos em conexão com este caso.

O Porta-voz da PRM em Nampula Zacarias Nacute fez saber que os indiciados foram julgados e condenados pelas autoridades judiciais.

Segundo a fonte, tratar-se de um trabalho conjunto da polícia e a EDM que visa desencorajar o roubo de cabos eléctricos.

Por outro lado Nacute fez saber que no distrito de Erate foram igualmente neutralizados 13 indivíduos indiciados de fazerem ligações Clandestinas.

De referir que o roubo de cabos eléctricos e ligações  clandestinas deenergia, são recorrentes na Província de Nampula, causando vários prejuízos a empresa Electricidade de Moçambique.

A EDM e a Policia da Republica de Moçambique, pedem a colaboração do publico na denuncia das pessoas que se dedicam ao roubo de material eléctrico assim como as ligações clandestinas.

Entretanto, a polícia em Nampula recuperou 21 baterias que sustentavam as antenas de telefonia móvel da empresa vodacom no bairro de Muahivire expansão, que estavam na posse de um grupo de larápios que se puseram em fuga.

O porta-voz da PRM disse que as forcas de lei e ordem vão continuar no encalço dos malfeitores.

No que concerne a pandemia do Covide- 19, o novo coronavírus, algumas vendedeiras de bebidas alcoólicas de diversos bairros desta cidade, estão sob- custodia policial por desobedecerem as medidas do estado de emergência no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *