Sector de saúde preocupado com cancro do útero e da mama

Por: Malito João

A direcção Distrital de Saúde de Nampula, redobra esforços visando fazer acompanhamento das mulheres com problema de cancro uterino e da mama.

Esse compromisso foi tornado público na manhã desta sexta-feira, por Gracinda Sualehe, enfermeira de Saúde materno infantil, afecta na direcção distrital de saúde mulher e acção social deNampula no âmbito da campanha Rosa que se realiza em cada mês de Outubro visando o tratamento da doença.

Gracinda Sualehe sublinhou que esta problemática que afecta a saúde da mulher é muito perigosa, dai que encoraja as mulheres com este problema para aproximar a uma Unidade Sanitária para o seu tratamento o mais breve possível.

Segundo a fonte, podem ser causas principais de transmissão da doença o factor Hereditário ou consumo excessivo de drogas, álcool, e tabaco, daí ser importante fazer o auto exame numa unidade sanitária mais próximo.

Por outro lado, Elisa Maria dos Anjos, enfermeira de Saúde materno infantil, disse também que os centros de Saúde que tratam o cancro de colo Uterino são, os de Napipine, Hospital geral de Marre, hospital psiquiátrico anexo, Centro de Saúde de Namicopo, centro de saúde primeiro de Maio, centro de saúde 25 de Setembro, centro de saúde Muhala expansão, centro de saúde Anchilo, Hospital militar e Hospital Central de Nampula, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *