SERVIÇO NACIONAL PENITENCIÁRIO ACOLHE 19 MIL RECLUSOS

SERVIÇO NACIONAL PENITENCIÁRIO ACOLHE 19 MIL RECLUSOS

Por César Rafael

O Serviço Nacional Penitenciário conta com 19 Mil reclusos, dos quais 603 são do sexo feminino.

Este dado foi tornado público esta terça-feira, pelo Director de estabelecimentos penitenciários em Nampula, Mário Vicente, no decurso de uma formação regional em saúde sexual e reprodutiva e direitos humanos nos estabelecimentos penitenciários.

A formação decorre em Nampula envolvendo profissionais penitenciários das regiões centro e norte do País.

A saúde sexual ao nível do sector é garantida por 117 profissionais dos quais 10 são enfermeiras de saúde materno infantil.

Mario Vicente acrescentou que o sistema penitenciário moçambicano em colaboração com o ministério de saúde e diversos parceiros têm desenvolvido várias acções de educação sanitária como forma de promover cuidados de saúde integrados e com qualidade aos reclusos.

Por seu turno, Cachimo Raul Director Provincial da Juventude e desportos, em representação do governador da Província de Nampula, disse esperar que a formação responda aos desafios de maximizar a troca de experiências, debate aberto e inclusivo sobre a responsabilidade dos servidores públicos no que tange aos direitos humanos e saúde sexual reprodutiva nos estabelecimentos penitenciários.

Esta formação é financiada pelo escritório das Nações Unidas para droga e crime, um dos parceiros estratégicos de cooperação do serviço nacional penitenciário na área de saúde com objectivo de providenciar maior conhecimento e aprofundar o debate sobre a saúde da mulher e da criança nos estabelecimentos penitenciários das zonas centro e norte do País.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *