SEXTA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS RAPARIGAS EM NAMPULA

SEXTA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS RAPARIGAS EM NAMPULA

Por Santos Conta

A Província de Nampula será palco da sexta conferência Nacional das raparigas a ter lugar de 9 a 11 de Dezembro próximo.

O evento servirá para discutir vários pontos relacionados com a defesa dos direitos humanos em particular dos rapazes e raparigas.

Esta informação foi tornada pública pelo Director Provincial da Juventude e Desportos de Nampula Cachimo Raul, no decurso de um Seminário de sensibilização aos Rapazes e Raparigas sobre a defesa dos direitos humanos e a promoção de género, saúde sexual e reprodutiva.

Para Cachimo Raul, aquele seminário aconteceu num momento oportuno rumo a preparação da Conferência Nacional.

O Seminário de dois dias, que foi promovido pelo Fórum mulher e a Rede do Homem pela mudança, serviu também para reflectir as masculinidades no que concerne a saúde sexual e reprodutiva de modo a ultrapassar-se alguns males que os rapazes são sujeitos.

Estas duas organizações da sociedade civil trabalham junto as comunidades para sensibilizar os rapazes e raparigas para dizer não as uniões prematuras e violação dos direitos da criança.

Gilberto Macuacua, Director de programas da rede de homens pela mudança, disse que a realização do Seminário, teve em vista discutir questões pertinentes que preocupam os adolescentes e jovens.

A nossa reportagem ouviu alguns participantes, que se comprometem em partilhar junto as comunidades os conhecimentos adquiridos para que essas não pratiquem a violência contra menores.

O workshop decorreu sob o lema, consciencializando os rapazes para a promoção da saúde, direitos sexuais e reprodutivas.

2 Replies to “SEXTA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS RAPARIGAS EM NAMPULA”

  1. Ora viva Radio Encontro, espero que esta Conferencia nacional traca fruto no que tange dos direitos das raparas na educação, na verdade nas gerações vindouras precisa de nós para educar assim como pra proteger.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *