SINDICATO NACIONAL DE JORNALISTAS EXALTA LEGADO DE PEDRO NACUO

SINDICATO NACIONAL DE JORNALISTAS EXALTA LEGADO DE PEDRO NACUO

Por Olga Félix

O Sindicato Nacional de Jornalista garante trabalhar para que o legado do jornalista Pedro Nacuo sirva de inspiração para a nova geração de jornalistas.

Falando em  representação do Sindicato Nacional de Jornalistas no velório do jornalista, escritor e professor Pedro Nacuo que decorreu na manha desta terça-feira no conselho municipal de Nampula, Hermínia Francisco, reconheceu os grandes feitos de Nacuo para o crescimento e desenvolvimento da classe jornalística na Província de Nampula em particular e no pais em geral.

Aquela sindicalista destacou a introdução da carteira profissional do jornalista como sendo um dos marcos que deixou patente, porque segundo a fonte, ele intendia que a carteira profissional, poderá resolver os problemas com que a classe de jornalistas se depara  no seu dia a dia.

Para o sindicato nacional de jornalistas Pedro Nacuo era uma das reservas morais procurando saber como as actividades corriam em prol do bem-estar social e económico desta classe.

O Membro do conselho superior da comunicação social, Sacur Satipo numa mensagem em nome da  instituição explicou que o percurso profissional de Pedro Nacuo inclui o seu activo engajamento com as causas da liberdade de imprensa e de expressão, valores que ele defendeu quer quanto profissional da comunicação social quer como membro do Sindicato Nacional de Jornalistas e membro fundador do Misa- Moçambique.

O Secretario do Comité Provincial da Frelimo em Nampula Agostinho Abacar Trinta disse que o seu ʺcamaradaʺ perde a vida numa altura em que o partido está empenhado na construção da paz e desenvolvimento Do pais.

Trinta reconheceu o trabalho de Nacuo como membro daquele partido, tendo destacado a sua passagem como Secretário da OJM no Centro de Formação de Professores de Manhiça

O Governador da Província de Nampula Manuel Rodrigues disse ficar perplexo quando sentiu que deveria falar de Pedro Nacuo tendo em vista a mansidão do perfil biográfico do malogrado.

A cerimonia do ultimo adeus de Pedro Nacuo contou com a presença do Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi.

Pedro Nacuo morreu no hospital central de Nampula aos 05 de Julho de 2020 e o seu funeral esta marcado para esta quarta feira, 08 de Julho no distrito de Lalaua, sua terra natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *