SOLIDARIEDADE ZAMBÉZIA NO ENCALÇO DAS UNIÕES PREMATURAS

SOLIDARIEDADE ZAMBÉZIA NO ENCALÇO DAS UNIÕES PREMATURAS

Por Santos Conta

Solidariedade Zambézia resgatou 17 uniões prematuras no ano passado em Nampula.

A Solidariedade Zambézia, uma Organização não governamental com sede na Cidade de Nampula, vai este ano, capacitar cento e vinte crianças, em matérias de seus direitos e deveres.

Esta actividade está inserida no plano anual daquela Organização e visa formar as crianças para que participem activamente em qualquer fórum sobre a sua vida.

Esta informação foi dada a conhecer pelo coordenador da solidariedade Zambézia Manuel Conta, que fazia o balanço das actividades realizadas no ano passado na província de Nampula.

Conta fez saber que durante o ano passado foram realizadas várias actividades com destaque para a formação dos líderes comunitários, que têm a missão de ajudar a desimanar a informação e sensibilizar as raparigas nas comunidades.

A nossa fonte entende que os líderes comunitários desempenham um papel importante nas comunidades, dai que se privilegiou a capacitação.

Como resultado dessas capacitações, segundo Manuel Conta, e com a intervenção da sua organização, 17 casos de uniões prematuras tiveram resgate e os menores retornaram nas suas famílias, sendo que alguns deles voltaram a escola.

“O nosso lema é zero as uniões prematuras, zero violência contra a rapariga, mas queremos até em 2030 acabar com as uniões prematuras” – disse Manuel Conta.

Quanto aos planos para este ano, Manuel conta, disse que a prioridade vai para a capacitação das crianças sobre os seus direitos.

Importa referir que Solidariedade Zambézia é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como objectivo o combate e prevenção das uniões prematuras, através de sensibilização de rapazes e raparigas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *