Suiça potencia municípios do Norte de Moçambique com 25 milhões de dolares para Boa governação financeira

A embaixada da Suíça, financiou 25 Milhões de dólares norte Americanos que serão canalizados, aos municípios das províncias de Nampula, Niassa e Cabo delgado no âmbito do programa de boa governação financeira.

Estes dados foram tornados públicos, pelo representante da embaixada da Suíça, Nobre Canhanga, esta terca feira, durante o lançamento oficial do programa descentralização e desenvolvimento inclusivo que decorreu na cidade de Nampula.

O valor, Segundo a fonte visa apoiar os municípios das três províncias no sentido que tenham um desenvolvimento inclusivo com vista a reduzir a desigualdade e melhorar as condições de vida das mulheres e homens nos municípios e distritos das províncias seleccionadas.

Pretende-se também garantir o envolvimento e tomada de decisão dos cidadãos na governação municipal.

Por seu turno, o secretário de estado da província de Nampula, Mety Gondola louvou a iniciativa dos parceiros, e disse que vai consolidar a capacidade de responder os interesses oferecidos pela comunidade, boa convivência e prestação de serviços.

Os Presidentes dos Municípios da Ilha de Moçambique e Monapo, disseram ser um marco importante uma vez que segundo suas palavras, vai ajudar no desenvolvimento local.

Isto constitui um marco muito importante, numa altura em que os nossos municípios precisam de fundos para o seu rápido desenvolvimento. – Disse o presidente do conselho Autárquico de Monapo.

Esse fundo vai ajudar muito para a Ilha de Mocambique, por tratar-se de um património cultural e que enfrenta muitos desafios. – acredita o edil da Ilha de Moçambique falando a margem do lançamento oficial do programa descentralização e desenvolvimento inclusivo que decorreu esta terca feira  na cidade de Nampula

Por: João Baptista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *