Três indivíduos detidos por venda de NUITs em Nampula

A venda de NUITs no sector de emissão, na Autoridade Tributária de Nampula, leva à detenção de três funcionários. Destes, uma é afecta na área e 2 são guardas de uma empresa de segurança privada em serviço no mesmo local.

Os três funcionários, ora nas celas, foram recolhidos esta 3ª feira (18/10) pelo Gabinete Provincial de prevenção e combate contra a corrupção em Nampula após denúncias anónimas, segundo deu a conhecer Sopas, porta-voz do gabinete.

Afinal, a famosa justificação de falta de sistema, perante a emissão destes documentos, era o maior pretexto para os funcionários extorquirem os utentes o valor de 100 mt por cada NUIT.

Aliás, estes foram flagrados com certas quantidades de NUITs para além de valores monetários resultantes do esquema.

Dino Silvério é um dos cidadãos que confirma: “ é difícil, estou a andar aqui todos os dias, sempre dizem que não há sistema. Estou aqui desde as 7 horas até agora que são 12 horas, dizem que não há sistema”.

Entretanto, José Sopas, porta-voz do gabinete provincial de prevenção e combate contra a corrupção, apela aos cidadãos que procuram por aqueles serviços no sentido de ficarem atentos a este tipo de procedimentos ilegais, pois, estes documentos são emitidos de forma gratuita. “Não se paga nenhum valor, portanto quando são cobrados significa que alguma coisa não está bem, ao que quando assim acontecer devem nos comunicar para nós tomarmos as providências necessárias”.

Jornalista César Rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *