UMA EM CADA DEZ PESSOAS ADOECE APÓS CONSUMIR ALIMENTOS INSEGUROS

UMA EM CADA DEZ PESSOAS MORRE APÓS CONSUMIR ALIMENTOS INSEGUROS

Por César Rafael

Esta informação foi avançada por Brígida Macaza, docente, afecta na universidade Lúrio, curso de nutrição que também trabalha no laboratório de qualidade de segurança dos alimentos naquele estabelecimento de ensino superior nesta parcela do país.

Brígida fez estes pronunciamentos por ocasião da semana dos alimentos cuja celebração aconteceu no passado dia 07 de Junho corrente, dia mundial da segurança dos alimentos.

De acordo com a nossa fonte, falando exclusivamente a Rádio Encontro, a data que se comemorou sob lema “Segurança de alimentos, responsabilidade de todos”, serviu de reflexão sobre os cuidados a ter com os alimentos para a protecção da saúde humana, tendo na ocasião chamado atenção para a responsabilidade de todos ao cuidado dos alimentos de forma a mantê-los em bom estado de segurança.

Brígida insta a necessidade da consciencialização individual desde o produtor até ao consumidor no cuidado a prestar com diversos produtos de consumo que circulam nos mais variados estabelecimentos comerciais formais e informais da nossa praça.

ʺNós consumidores temos que fazer escolhas acertadas quando vamos comprar os alimentos. Será que eu prefiro sempre comprar aquele alimento que esta no chão? O tomate que está ali em baixo do sol? Será que prefiro comprar aquele peixe que já está quase estragado porque esta barato? Temos que reflectir primeiroʺ. Questionou e rematou a nutricionista, que também apelou aos consumidores a prestarem atenção quanto a data de validade dos produtos, para não se deixar enganar.

E deixou uma dica de como proceder com o processo de compras. Primeiro fazer a lista de compras, segundo faz uma reflexão de onde vai fazer as compras, verificar a qualidade do alimento.

Importa salientar, segundo a nossa fonte, que segurança alimentar é a garantia de que os alimentos quando consumidos não provocam danos a saúde do consumidor.

Pelo que é necessário cumprir rigorosamente com as regras de higiene dos alimentos para a protecção da nossa saúde.

One Reply to “UMA EM CADA DEZ PESSOAS ADOECE APÓS CONSUMIR ALIMENTOS INSEGUROS”

  1. Obrigado pela informação, pena que não consegui interagir com ela (convidada), porque a linha telefônica não ajudou. Uma vez que ela esperava que alguém ligasse para ela poder explicar como se prepara a salada de alface, e eu tinha muitas questões para colocar à ela, mas gostei muito da explanação dela, é muito eloquente nas suas abordagens… Mas fica para a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *