Crónica do Dia – VAMOS COLABORAR PARA NÃO DEMORAR

VAMOS COLABORAR PARA NÃO DEMORAR

Por Kant de Voronha

O doce e o amargo caminham juntos. Aliás, conta Jesus que certo agricultor tinha semeado trigo em sua machamba. Acontece, porém, que a certa altura veio um outro desconhecido que semeou joio. As duas sementes foram crescendo em consonância. Quando chegou o tempo da sacha, os empregados descobriram que havia um produto a mais que não tivera sido semeado pelo dono da machamba. Saíram apressadamente para contar o sucedido ao dono da machamba e ele respondeu: “Deixai um e outro crescer juntos, até à ceifa; e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; e recolhei o trigo no meu celeiro” (Mt 13,24-30).

Algo similar a essa parábola acontece nos dias que correm. Para evitar a rápida contaminação do coronavírus apela-se uso escrupuloso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão ou cinza. Mas como o coração humano é duro para compreender, algumas pessoas preferem contaminar coronavírus que usar a máscara. Ora, uma vez que “o nosso maior valor é a vida” a polícia sente-se forçada a obrigar alguns cidadãos a seguir as regras.

Porém, no meio deles há os que movidos por excesso de zelo laboral inventam critérios muito pessoais para ganhar com os desobedientes. Assim, vezes sem conta deparamo-nos com situação próprias de joio com alguns agentes que exigem colaboração. Mas não se trata de uma colaboração no sentido apropriado. Não. Depois de colocar alguém no famoso Mahindra meia distância de caminhada param e dizem “vamos colaborar para não demorar. Já sabe que se chegarmos no destino o valor é outro”.

Portanto, na machamba do agricultor onde havia trigo germinou o joio que vai perfurando o bolso dos cidadãos pobres. Temem Coronavírus, temem Mahindra, temem fome, temem ladrões, temem criminosos, temem a insurgentes, etc. Teme-se tudo. Até a própria sombra.

Inventaram suposta colaboração como código que substitui o refresco. Por isso, para evitar colaborar com eles, é preciso evitar Coronavírus usando a máscara e seguindo todas orientações das autoridades. Vale mais usufruir pessoalmente o dinheiro que oferecer em mãos alheias por indisciplina. E mais não disse!

2 Replies to “Crónica do Dia – VAMOS COLABORAR PARA NÃO DEMORAR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *