Vedação do Estádio 25 de Junho em estado de degradação perigosa

Por Elísio João

Os Munícipes que vivem nas imediações do Estádio 25 de Junho na Cidade de Nampula, exigem do Clube Ferroviário a reabilitação do muro de vedação que neste momento não oferece segurança para as crianças daquela área residencial.

Essa exigência acontece um dia depois do desabamento de uma parte do muro de vedação daquele estádio em consequência da chuva que se abateu ontem sobre a cidade de Nampula, acompanhada de vento.

O muro que caiu sobre a rua que contorna o estádio 25 de Junho, está a condicionar a circulação de viaturas, motorizadas incluindo peões.

A Rádio Encontro ouviu algumas pessoas que vivem próximo do muro de vedação e lamentam o facto de aquela infraestrutura ser antiga e precisar de uma reabilitação, antes que aconteça o pior.

“Estamos a temer que um dia este muro venha cair sobre as nossas crianças. Por isso o clube Ferroviário deve reconstrui-lo, o mais rápido possível” – disse um vizinho do Estádio 25 de Junho acrescentando que está um perigo iminente para as crianças daquela área, uma vez que elas passam o tempo a brincar perto da vedação.

Um grupo de jovens foi obrigado a fazer descarregamento de um camião de carvão antes do estaleiro, devido a intransitabilidade no local onde desabou o muro de vedação.

Eles contam como se sentiram com este problema e pedem a quem de direito para soluciona-lo.

“Aqui não passa carro nem motorizada e o peão passa a rasca. Fomos obrigados a descarregar o carvão antes do local de venda, o que nos custou muito caro”– disse um jovem vendedor de carvão naquele local defendendo ser necessário a demolição do resto do muro porque está a constituir um perigo para as pessoas que por ali passam, por se mostrar antigo, cuja velhice é acelerada com a chuva que já está a cair na cidade de Nampula.

Outros moradores da área próxima do muro de vedação do estádio 25 de Junho de Nampula, também contaram que estão a correr muitos riscos, principalmente neste tempo chuvoso, porque viver ali não é seguro.

Alguns membros seniores do Clube Ferroviário de Nampula que encontramos no local, negaram falar aos nossos microfones mas garantiram que estão a fazer um trabalho de levantamento, para saberem quais serão as reais necessidades para a reposição do muro.

Aconselharam-nos, por outro lado, caso precisássemos de uma informação adicional, a contactar o Vice-Presidente do Clube Ferroviário de Nampula, para a área de Futebol.

Chegado ao Clube Ferroviário de Nampula, a nossa reportagem foi recebida pelo Diretor Desportivo José Samo, que nos confirmou que esforços estão a ser empreendidos para que seja feita a reposição do muro, para garantir que o jogo do Moçambola agendado para o próximo fim de semana decorra sem sobressaltos.

Calcula-se que entre 40 a 50 metros do murro de vedação do Estádio 25 de Junho foi a baixo, o que no entender de José Samo, precisa de um trabalho cuidadoso, para que no futuro não aconteça o pior.

O apelo da Direção do Clube Ferroviário de Nampula é no sentido de os moradores das imediações do Muro de Vedação do Estádio 25 de Junho, estarem atentos e não deixarem crianças a brincar muito próximo dele, principalmente neste período chuvoso, por se tratar de uma vedação que já é antiga e que pode desabar a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *