VI CONFERENCIA PROVINCIAL DE MULHER E GÉNERO

VI CONFERENCIA PROVINCIAL DE MULHER E GÉNERO

Por João Baptista

O Gabinete de atendimento a família e menores vítimas de violência em Nampula atendeu este ano 725 casos de violência doméstica.

Desde número, 468 são contra mulheres, 164 homens e 103 contra crianças, correspondendo um aumento de casos em 75% contra 73 de igual período do ano passado.

Estes dados foram anunciados pelo Secretário Permanente Provincial Eduardo Macário no decurso da VI conferencia Provincial de mulher e género.

Eduardo Macário que falava em representação do Governador da província, disse que há necessidade de envolvimento de todas as forcas vivas da sociedade e parceiros de cooperação no combate a violência baseada no género.

Segundo Macário o aumento dos casos anunciados deve-se pelo facto de as mensagens e palestras terem estimulado aos concidadãos a denunciarem os actos de violência nas comunidades.

A VI conferencia Provincial da mulher e género decorreu sob o lema: “Por um mundo livre de violência doméstica baseada no género”.

Para o SP da Província de Nampula, este lema enquadra-se nos compromissos assumidos a nível nacional e internacional para a prevenção e eliminação de todos actos de violência praticados contra mulheres e raparigas.

Participaram no evento, esposas dos dirigentes provinciais, membros da OMM, da Direcção Provincial de Género, Criança e Acção Social entre outras individualidades.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *